Pular para o conteúdo

O Poder dos Candomblés – livro para ler ou baixar

O Poder dos Candomblés – livro para ler ou baixar, em pdf  gratuitamente – Esse livro retrata a prática do candomblé na região de Cachoeira, Bahia, nas primeiras décadas do século XX, e de como era reprimida pela imprensa local e autoridades policiais, mostrando ao leitor como foi “construída” a imagem da localidade como “a cidade do feitiço”.

Os objetivos eram claros, como até hoje ainda são discriminadas as pessoas que praticam essa e outras religiões de cunho afro-religioso. O Poder dos Candomblés: Perseguição e Resistência no Recôncavo da Bahia Autor(a): Edmar Ferreira Santos Ano: 2009 Editora: EDUFBA

 Clique na imagem para ler online ou baixar o livro (totalmente livre de malwares, spywares ou vírus)

O Poder dos Candomblés
O Poder dos Candomblés
Temática e autor:
Nos tempos atuais de crescente visibilidade pública dos candomblés, dos seus registros nos livros de tombo e da retórica de preservação dos patrimônios culturais afro-brasileiros, não resulta supérfluo lançar um olhar atento para um passado não tão remoto em que tais práticas de matriz africana eram ora silenciadas, ora perseguidas e depreciadas porquanto identificadas com atraso e desvio dos modelos civilizatórios europeus.
Se esse olhar retrospectivo resulta salutar ao constatar o quanto se avançou, ele também nos alerta para o quanto ainda se precisa avançar, pois os discursos da intolerância religiosa de ontem se alastram até hoje, embora em novos púlpitos, com os mesmos efeitos perniciosos. Nesse sentido, o livro de Edmar Ferreira Santos atinge uma meta que qualquer pesquisa em história social pode almejar: a de nos permitir compreender em detalhe a complexidade do passado para, através dele, iluminar os paradoxos do presente.
Filho da cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, poeta, professor, militante antirracista, formado em história, mas com interesse interdisciplinar na antropologia, Edmar Ferreira é conhecedor atento da vida cultural e religiosa da heroica cidade e sabedor de alguns dos seus segredos. Talvez por isso ele tenha decidido debruçar-se no universo da história local e, com palavras medidas, nos evocar, nos ajudar a imaginar as luzes e as sombras de figuras, enredos e memórias que, empoeirados, há muito esperavam ser descortinados, nas entrelinhas dos documentos.
De fato, a história política e cultural de Cachoeira na República Velha, mais precisamente nas três primeiras décadas do século XX, constituía um universo e período que ainda ninguém abordara de forma criteriosa e sistemá- tica. Apenas por esse aspecto, a obra que se segue seria digna de destaque e interesse, mas não só.
(Visited 1.321 times, 1 visits today)
Compartilhem com amor!

Plugin Kapsule Corp